O espaço da nova biblioteca escolar

O espaço da Nova Biblioteca Escolar deve acolher e favorecer a formação de redes humanas engajadas no processo contínuo de aprendizagem, tornando-se uma necessidade de caráter prioritário nas escolas. Um espaço onde acontece o aprofundamento do conhecimento por parte da comunidade escolar onde bibliotecário, professor e aluno são pesquisadores e leitores que compartilham  recursos, aprendendo e vivenciando processos novos e criativos. 

Segundo o educador Parker Palmer, o espaço de aprendizagem, que caracteriza também o espaço da Nova Biblioteca precisa ser aberto e ter limites, ser acolhedor e carregado de significados.

A biblioteca escolar para o estudante do século 21 possui acervo diversificado e atualizado, e é gerida por um bibliotecário graduado, que trabalha em parceria com os professores na área de letramento informacional. O bibliotecário promove uma aprendizagem embasada em fontes de pesquisa garantindo a aquisição de materiais em diversos formatos, tanto impressos (livros e periódicos) como eletrônicos (bancos de dados, Internet)

Torna-se um espaço vivo de aprendizagem, uma unidade integrada à vida escolar; valoriza e estimula a curiosidade intelectual, promovendo  leitura como meio para se obter acesso à informação e leitura como fim para o lazer e o prazer.

PALMER, Parker J. The courage to teach: exploring the inner landscape of a teacher´s life. San Francisco, Jossey-Bass, 2008.

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