Letramento informacional é o processo de desenvolvimento de competências que levam ao uso adequado da informação. Os programas de letramento informacional devem se tornar parte do programa pedagógico, proporcionando aos alunos autonomia no acesso, avaliação, uso ético, criativo e produtivo da informação para embasar tomadas de decisão na vida pessoal, profissional e social.
A prática educacional mostra que os estudantes navegam na Internet sem critérios definidos, e se sentem perdidos como o volume de informação. Não sabem avaliar fontes de informação confiáveis, ou sua relevância para seu projeto de pesquisa. Como não possuem habilidade para sintetizar a informação, acabam incorrendo em plágio ao utilizar o método de “copiar e colar”. Chegam à universidade sem o conhecimento necessário para realizar projetos de pesquisa de qualidade.
O propósito dos programas de letramento informacional é formar estudantes autônomos no uso da informação, que saibam reconhecer as necessidades informacionais geradas por curiosidade intelectual, ou para pesquisa científica.
O estudante localiza, acessa e avalia a informação, sintetiza e organiza o conteúdo, usa a informação de forma ética citando fontes corretamente, cria uma produção escrita, oral ou visual e compartilha o novo conhecimento com a comunidade pertinente. Em busca de melhor desempenho, torna-se responsável por administrar o próprio processo de aprendizagem.