O espaço da Nova BE deve acolher e favorecer a formação de redes humanas engajadas no processo contínuo de aprendizagem, tornando-se uma necessidade de caráter prioritário nas escolas. Um espaço onde acontece o aprofundamento do conhecimento por parte da comunidade escolar, onde bibliotecário, professor e aluno são pesquisadores que dividem o novo espaço da biblioteca, aprendendo e vivenciando processos novos e criativos.

De acordo com o educador Parker Palmer, o espaço de aprendizagem, que caracteriza também o espeço da Nova Biblioteca precisa:

  • Ser aberto e ter limites;
  • Ser acolhedor e carregado de significados;
  • Convidar a voz do indivíduo e a voz do grupo;
  • Celebrar as “pequenas” histórias dos alunos e as “grandes” histórias das disciplinas e tradições culturais;
  • Circundar a solidão – que deve ser validada – com os recursos da comunidade;
  • Acolher tanto o discurso quanto o silêncio.

PALMER, Parker J. The courage to teach: exploring the inner landscape of a teacher´s life. San Francisco, Jossey-Bass, 2008

Entre em contato
1
Fale com a gente
Olá Index+, gostaria de receber mais informações sobre o serviço!