O espaço da Nova BE deve acolher e favorecer a formação de redes humanas engajadas no processo contínuo de aprendizagem, tornando-se uma necessidade de caráter prioritário nas escolas. Um espaço onde acontece o aprofundamento do conhecimento por parte da comunidade escolar, onde bibliotecário, professor e aluno são pesquisadores que dividem o novo espaço da biblioteca, aprendendo e vivenciando processos novos e criativos.
De acordo com o educador Parker Palmer, o espaço de aprendizagem, que caracteriza também o espeço da Nova Biblioteca precisa:
- Ser aberto e ter limites;
- Ser acolhedor e carregado de significados;
- Convidar a voz do indivíduo e a voz do grupo;
- Celebrar as “pequenas” histórias dos alunos e as “grandes” histórias das disciplinas e tradições culturais;
- Circundar a solidão – que deve ser validada – com os recursos da comunidade;
- Acolher tanto o discurso quanto o silêncio.
PALMER, Parker J. The courage to teach: exploring the inner landscape of a teacher´s life. San Francisco, Jossey-Bass, 2008