A aprendizagem embasada em investigação é uma metodologia ativa de aprendizagem que enfatiza o papel do aluno envolvido no processo de aprendizagem de forma dinâmica, efetiva e diligente. Os alunos são encorajados a fazerem perguntas, explorarem seus interesses, investigarem soluções de problemas e compartilharem ideias. Opõe-se à educação tradicional que espera que o professor apresente fatos do seu próprio conhecimento sobre um assunto e diga aos alunos o que eles precisam saber.
A revista Knowledge Quest, publicada quinzenalmente pela American Association of School Librarians – AASL, tem foco voltado para a disseminação de temas relacionados à biblioteca escolar de modo geral, abordando desde a questão do advocacy até a parceria entre bibliotecários e professores, inclusão, acolhimento, programas de letramento informacional e experiências de sucesso.
O artigo de Sam Northern, professor-bibliotecário escolar na Simpson Elementary School de Franklin, Kentucky, disponível no blog da revista, discorre sobre a Educação STEM – termo em inglês para agrupar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, tão importantes na formação de profissionais do futuro – e sobre como implantar o modelo dos 5 Es (Engajar, Explorar, Explicar, Elaborar, Evaluate/Avaliar) – envolvidos na Aprendizagem Embasada em Investigação, indicada pela AASL. Verifique AQUI o texto integral do artigo de Sam Northern: The 5 E’s of Inquiry-Based Learning